Congresso lança Frente Parlamentar de Cidades Inteligentes na edição brasileira do maior evento sobre tema no mundo

Presidida pelo vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, a frente será lançada hoje, 24/3, em Curitiba

Maior evento brasileiro de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba 2022, reúne nesta quinta e sexta-feiras (24 e 25/3), 10 mil participantes de 30 nacionalidades, no Centro de Eventos Positivo -Parque Barigüi, num congresso internacional que conta com 95 palestrantes e 50 empresas para exporem soluções inteligentes para os principais problemas urbanos dos municípios brasileiros. O evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e pioneiro em práticas de cidades inteligentes no Brasil.

A Frente Parlamentar do Congresso Nacional para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes será presidida pelo vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), que terá como vice-presidentes o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e o deputado Evair de Melo (PP-ES), e secretário-executivo Thomas Law, presidente do Instituto Brasil-China e do Ibrawork. A finalidade é agregar deputados, senadores e instituições públicas e privadas na missão de promover avanços sociais e de cidadania a partir de soluções tecnológicas e inovadoras, a transformação digital, a sustentabilidade e direitos humanos.

“Precisamos de municípios mais eficientes e cidade inteligente tem tudo a ver com município que presta melhor serviço à população a menores custos. Isso não significa somente embarcar tecnologia, medidas criativas, inovadoras, como aproximar serviços dos cidadãos, evitando grandes deslocamentos nas cidades. Estamos aprofundando os debates sobre o tema na Câmara e no Senado, e firmo, hoje, o compromisso de fortalecer, através da Frente Parlamentar, os municípios brasileiros por meio de um Marco Regulatório das Cidades Inteligentes”, disse Ramos, em participação remota no evento.

Principais temas em debate e palestrantes– O congresso apresenta o que há de mais inovador em Tecnologias Inteligentes para Cidades, Inovação e Negócios Disruptivos, Governança em uma Sociedade Inteligente, Mobilidade Inteligente para o Futuro, e Cidades Sustentáveis. As cinco temáticas dialogam com o tema “O Futuro Urbano Liderado pela Sociedade”, com 95 palestrantes de países como Estados Unidos, Canadá, México, Itália, Portugal, Colômbia e Uruguai.

O SCECWB conta com a presença de Gil Peñalosa, urbanista de referência internacional, que faz o painel de abertura, às 9h45. Fundador e presidente da organização canadense sem fins lucrativos 8 80 Cities, Peñalosa tem atuação em 345 cidades pelo mundo.

Um dos maiores nomes da inovação no Vale do Silício, na Califórnia, o empreendedor indo-canadense Salim Ismail é um dos keynotes principais do evento, participando remotamente direto dos Estados Unidos, no painel do dia 25, às 15h30

Buscar

Compartilhe os artigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Confira algumas análises

Dê um like no Facebook