Universidade do Estado do Amazonas: 19 anos de efetivo desempenho acadêmico

Universidade Estadual do Amazonas

Embora tenha sido criada no início de 2001, convém anotar que a Universidade do Estado do Amazonas teve suas atividades acadêmicas iniciadas em 03 de agosto do mesmo ano de 2001. Portanto, há 19 anos. E, assim, esta é uma data especial, pois carrega o significado do efetivo funcionamento da instituição.

Ao lembrar a ocasião, obrigatório é reconhecer os enormes méritos da UEA para a formação superior, no Amazonas, e, mesmo, para o próprio desenvolvimento do estado, por conta da formação de mão de obra especializada e da contribuição no campo da pesquisa acadêmica.

Nesses 19 anos, a UEA se construiu como a maior universidade multicampi do país. Assim, em um estado com as dimensões do Amazonas, eis um desafio que a UEA vem enfrentando, com sucesso, desde o seu início.

Em busca da eficiência diante de uma realidade assim posta, a instituição desenvolveu uma estrutura moderna. De tal forma, que já garante educação remota aos municípios do interior, com uma capilaridade que impressiona.

A UEA possui mais de 25 mil estudantes regularmente matriculados na graduação e, também, na pós-graduação. Em sua estrutura estão cinco Unidades Acadêmicas na capital (Escolas Superiores); seis Centros de Estudos Superiores e 13 Núcleos de Ensino Superior no interior do estado.

Além dos cursos de graduação, sendo esses Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos, a Universidade também concentra esforços para ampliar a oferta de Pós-Graduação nas mais diversas áreas de pesquisa.

Atualmente, a instituição possui 286 cursos, sendo 64 regulares e 22 de oferta especial, contabilizados por município de oferta, e 68 cursos contabilizados por nomenclaturas. A UEA oferta ainda 64 cursos de pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), 15 cursos de Mestrado e cinco de Doutorado (Stricto Sensu), além de oito cursos de Minter e Dinter (programas de mestrado e doutorados interinstitucionais.

No campo da Extensão, a UEA desenvolve uma importante variedade de ações, programas e projetos. Todos eles realizados com vistas à promoção da política institucional de extensão universitária e ao atendimento das demandas da sociedade, por meio do conhecimento científico e tecnológico.

Soma-se a isso o apoio e o incentivo às ações de apoio à comunidade universitária, buscando a integração e o bem-estar dos alunos e dos servidores.

Portanto, aproveitando a oportunidade dos 19 anos de efetivo funcionamento da parte acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas, queremos deixar registrada nossa satisfação pelo contributo enorme que a instituição vem oferecendo ao nosso estado.

Acompanhe o trabalho doMarcelo Ramos

    Buscar

    Compartilhe os artigos

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no telegram

    Confira algumas análises

    Dê um like no Facebook