Planos de educação

Artigo da colunista do G1 Andrea Amaral consegue resumir oque significou o processo de aprovação dos Planos Municipal e Estadual de Educação, em Manaus e no Amazonas.

“A forma como grande parte dos municípios brasileiros lidou com seus planos de educação é uma boa amostra de como acontece, em muitas cidades, a gestão do ensino público: sem planejamento, sem participação dos cidadãos nem dos agentes educacionais e sem grandes compromissos com as metas estabelecidas” (Planos de educação aprovados às pressas revelam fragilidades da gestão)

Se perguntarmos a qualquer cidadão um registro sobre a aprovação dos Planos pela Câmara dos Vereadores e pela Assembleia Legislativa, uma grande maioria não terá qualquer referência e os poucos que lembrarem, certamente, lembrarão apenas da polêmica relacionada a questão de gênero.

Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas não fizeram qualquer esforço de planejamento dos debates e relegaram a participação da comunidade escolar na elaboração do Plano e definição de metas e estratégias.

A consequência é um absoluto descompromisso com as metas. Descompromisso, por um lado, da Prefeitura e do Governo que trataram a questão de forma burocrática e, por outro lado, da comunidade escolar que nem mesmo conhece as metas e estratégias, já que foram excluídos do processo de elaboração do plano.

É impressionante a dificuldade que os velhos políticos têm de valorizar espaços de diálogo e de participação popular. A arrogância não os permite enxergar que precisamos construir pactos com a sociedade e que pactos só são construídos quando ouvimos e respeitamos as opiniões do povo.

Acompanhe o trabalho doMarcelo Ramos

Buscar

Compartilhe os artigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Confira algumas análises

Dê um like no Facebook

Curta no Instagram

  • Me mantenho firme no compromisso de defender os pequenos produtores e agricultores familiares.👨‍🌾👩‍🌾. Meu relatório do PL da Regularização Fundiária tem dispositivos contra a grilagem e para proteção de unidades de conservação e terras indígenas. Pressões não me farão flexibilizar o texto para beneficiar grandes propriedades e invasores de terras.
#MarceloRamos #ODeputadodoAmazonas #Amazonas #PL2633 #RegularizaçãoFundiária
  • O relatório do PL da Regularização Fundiária que produzi tem diversos dispositivos contra a grilagem de terras e para proteção às unidades de conservação, terras indígenas e quilombolas. Setores do governo querem flexibilizar o texto, ampliando para grandes propriedades a titulação via  sensoriamento remoto, e privilegiar invasores na licitação de terras públicas. Não aceitarei pressões para mudanças no meu relatório que exponham a Amazônia a crimes ambientais.
#MarceloRamos #ODeputadoDoAmazonas #Amazonas #RegularizaçãoFundiária #PL2633
  • #MarceloRamos #PL2633 #ODeputadoDoAmazonas
  • Envio a íntegra do relatório sobre o Projeto de Lei da Regularização Fundiária, (PL 2633), que impõe uma série de travas contra a grilagem e proteção às unidades de conservação e terras das populações tradicionais da Amazônia. Votar o PL significa beneficiar mais de 100 mil pequenos agricultores familiares, que poderão ter acesso a políticas de fomento à sua atividade produtiva. 
Entenda como funcionará o PL na matéria que está no meu site. O link está na bio!
#MarceloRamos #ODeputadodoAmazonas #Amazonas #Amazônia #RegularizaçãoFundiária #ZonaRural #Brasil #PL2633 #ProjetodeLei
  • Precisamos reconhecer, apoiar e valorizar o trabalho dos pequenos produtores e da agricultura familiar.
É isso que propomos com o Projeto de Lei 2633/2020.
⠀
Para ler e entender melhor sobre o projeto, acesse o site da Câmara.
⠀
#MarceloRamos #ODeputadodoAmazonas #Amazonas #Amazônia #RegularizaçãoFundiária #ZonaRural #Brasil #PL2633 #ProjetodeLei
  • Seguindo meu compromisso de ouvir todos os setores envolvidos no PL da Regularização Fundiária, debatemos hoje na live do portal Congresso em Foco com a minha colega deputada @perpetua_acre, além do jornalista João Frey e do André Lima, do IDS e da Suely do Observatório do Clima. Discussão de alto nível que nos permite avançar pra encontrar um justo equilíbrio entre os benefícios aos pequenos produtores rurais e conservação ambiental.
#MarceloRamos #ODeputadodoAmazonas #Amazonas #Amazônia #RegularizaçãoFundiária #ZonaRural #Brasil #PL2633 #ProjetodeLei